Quantcast
Channel: Blog do Flavio Gomes » Kovalainen
Viewing all articles
Browse latest Browse all 11

LEMBRAM DELES?

$
0
0

kovahun

SÃO PAULO (só dou risada) - Heikki Kovalainen, lembram dele? Começou bem em 2007 na Renault, foi para a McLaren no ano seguinte para o lugar de Alonso, que tinha brigado com Hamilton, e ganhou até uma corrida, o GP da Hungria que Massa perdeu por quebra no fim. Em 2009, ainda na McLaren, fez um campeonato razoável e, do nada, caiu em desgraça. Nos quatro anos seguintes bateu ponto na Lotus/Caterham e acabou. Deixou a F-1 com 111 GPs disputados, uma vitória, uma pole (na Inglaterra em 2008, batendo Lewis em casa) e quatro pódios.

Não é um currículo brilhante, mas está longe de ser ruim. Só de ganhar um GP, merece respeito. Mesmo assim, Kovalento, como o chamávamos mais por sacanagem do que por lentidão, desapareceu. Foi se reerguer no Japão, onde no ano passado conquistou o título da Super GT. Tem qualidades, pois.

Mas por que estamos falando dele? Porque o próprio admitiu que se ofereceu à Williams para o lugar de Bottas, quando soube que o conterrâneo iria para a Mercedes. Mandou um e-mail para Claire Williams. “Muitos devem ter feito o mesmo”, brincou.

Eu já nem lembrava direito de Kovalainen, e essa súbita aparição me fez pensar nos caras que, em todos estes anos de F-1, ganharam apenas um GP na carreira. Sem pesquisar, vamos lá: Maldonado, Trulli, Alesi, Pace e Panis — além do já citado Kovalainen.

Agora, pesquisando: são 32 nomes, incluindo os caras das 500 Milhas de Indianápolis (para quem não sabe, entre 1950 e 1960 a prova fazia parte do Mundial, mas nenhum piloto e nenhuma equipe da Europa disputava a corrida), e mencionarei apenas os mais conhecidos. A saber, além dos já mencionados acima: Cevert, Beltoise, Mass, Brambilla, Nannini e Kubica.

Tem Max Verstappen, também, mas vou tirá-lo desta pequena enquete porque ele, obviamente, vai ganhar mais vezes na carreira. Acho.

Então, a pergunta é: dessa turma aí, qual o vencedor de GP mais discreto/inesperado/rabudo da história? O cara que, se não fosse uma circunstância muito especial, jamais entraria numa lista de vencedores da maior categoria do mundo?

Meu voto vai para Kovalainen, mesmo. Os demais tiveram carreiras mais sólidas. Alesi, por exemplo. É uma aberração ter vencido uma mísera vez. O mesmo pode ser dito de Cevert, Kubica e Pace. Mas quero ouvir vocês. Qual o pior, em resumo?


Viewing all articles
Browse latest Browse all 11

Latest Images

Trending Articles





Latest Images